lunes, 22 de octubre de 2012

ABSOLVIÇAO DETIDOS BURGOS

Em Abril de 2010, nos dias prévios à celebração do dia Nacional de Castilla, foram detidos em Burgos 7 colegas acusados de tenencia ilícita de armas e explosivos e um local foi registado e posteriormente precintado, no que foi uma operação policial repressiva de magnitudes insuspeitadas.
Esta operação foi uma nova montagem policial da Brigada de Informação da polícia NAZISTA-onal e nova tentativa de eliminação e criminalización da juventude antifascista castelhana, e em definitiva de todo aquilo que não se ajuste as suas cánones estabelecidas. Segundo o “discurso oficial” esta operação fazia parte das medidas preventivas para garantir a segurança na cimeira européia de ministros e secretários de Estado que se ia celebrar do 21 ao 23 de Abril em Burgos. Nestas datas os nossos colegas nem sequer iam permanecer em Burgos, já que como a cada ano iam ir às actividades programadas em Villalar dos Comuneros com motivo da celebração do dia nacional de Castilla.
Temos de dizer que os agentes que realizaram o registo do local, permaneceram 20 minutos sozinhos no interior do mesmo, sem a autoridade judicial nem o advogado pertinente, retendo ilegalmente num carro a um colega, o qual tinha sido surpreendido pelas costas por agentes  encapuchados quando procedia a entrar em dito local. Curiosamente depois aparecia dentro um artefacto consistente numa bombona de camping gás com petardos encostados.
A base da acusação é este artefacto, pistolas de brinquedo, cabos de ferramentas e produtos de limpeza adquiribles em qualquer drogaria, com os que dizem se podem fabricar explosivos.
O local foi precintado pela autoridade judicial e requisado todo o que se encontrava no seu interior e os colegas permaneceram três dias detidos, suportando todo tipo de insultos, ameaças, chantagens e tortura psicológica; posteriormente foram postos em liberdade com cargos. Agora, dois anos depois vão ser julgados na Audiência Nacional, acusados de terrorismo, tenencia ilícita de armas e material explosivo e associação ilícita, solicitando para eles penas que ascendem ao todo a quase 40 anos de prisão. Desta vez chegaram demasiado longe.
Queremos denunciar energicamente a criminalização e brutal repressão, assim como o acosso que levamos sofrendo em Burgos os/as jovens antifascistas nos últimos anos, que nos vemos submetid@s a contínuas revistas, seguimientos, agressões, falsas denúncias, insultos, vexações, detenções e montagens por parte de membros da polícia NAZISTA-onal, e em especial por membros da Brigada de Informação e da UPR, muitos dos quais têm relação com os sectores mais radicais da extrema direita, inclusive alguns deles são conhecidos pelo seu passado neonazi. Estes indivíduos actuam com total impunidade e à margem da lei, fazendo uma perseguição política e pessoal.
Pedimos a absolvição para os nossos colegas e a solidariedade activa de tod@s com eles/elas.
Não podemos permitir que sigam ocorrendo estes factos. Hoje fomos nós e amanhã podes ser tu.

¡SER ANTIFASCISTA NÃO É NENHUM DELITO!

¡ANTE A SUA REPRESSÃO, AGORA MAIS QUE NUNCA SOLIDARIEDADE, UNIDADE E LUTA!

No hay comentarios:

Publicar un comentario